quinta-feira, 11 de julho de 2013

Matrix como alegoria da condição social humana



Como dissemos, Matrix (1999) é uma alegoria. Alegoria é uma estória, poema, ou figura que pode ser interpretada para revelar um sentido escondido, tipicamente uma moral ou um sentido político, social ou cultural. Os colaboradores da Wikipedia (2013) definem que “uma alegoria (do grego αλλος, allos, "outro", e αγορευειν, agoreuein, "falar em público") é uma figura de linguagem, mais especificamente de uso retórico, que produz a virtualização do significado”. A alegoria pode aparecer em quaisquer formas de linguagem, tais como a pintura, o cinema, a música, a poesia.

3 comentários:

  1. Ficou famosa entre nós a Alegoria da Caverna, atribuída a Platão (2001), presente na obra A República. Nesta obra, a estória de homens presos numa caverna, contemplando sombras é utilizada como alegoria para discutir a ignorância humana. Ferreira (2002) e Aulete (2013) concordam que a alegoria é uma expressão do pensamento ou da emoção, muito usada em literatura, pintura e escultura, pela qual se representa simbolicamente um objeto para significar outro.

    ResponderExcluir
  2. Nossa análise permite afirmar que [a] Matrix é uma alegoria de que o mundo, a sociedade está sob controle. Surgem daí as seguintes questões: quem controla o mundo, afinal? Por que estamos sob o controle de algo ou alguém? De que forma esse controle se dá? Como os controlados podem se libertar? Do ponto de vista da linguagem, que é o nosso foco aqui, a visão sociológica expressa em Marxismo e filosofia da linguagem, de Bakhitin (1979) permite afirmar que o mundo é controlado por aqueles que detêm o poder político e econômico, ou seja, a burguesia ou os capitalistas, já dissecados na obra de Karl Marx.

    ResponderExcluir
  3. Em O Capital, Marx (1982) vai falar em mais valia, ou seja, a força de trabalho da classe trabalhadora. O filósofo alemão utiliza o conceito para defender que o sistema capitalista explora a força de trabalho do cidadão, ou que o cidadão vende sua força de trabalho para o capitalista. Em Matrix (1999), o personagem Morfeu, que representa uma espécie de inimigo desse sistema de controle, fala em exploração da energia humana. A interpretação do filme permite afirmar que se trata de um sistema de controle, tal qual o capitalismo para permitir essa exploração da energia humana, sem que os humanos questionem ou se revoltem contra essa exploração. As formas de efetivar esse controle são várias. Queremos aqui discutir como essa dominação se efetiva através do controle da linguagem sobre o pensamento. Mas, afinal, o que vem a ser a linguagem?

    ResponderExcluir