quinta-feira, 11 de julho de 2013

Aspectos Culturais atravessando Questões Comportamentais



No presente trabalho o fato a ser focalizado aqui é o comportamento social fortemente marcado pelo aspecto cultural e da linguagem. Como se pode citar a dupla personalidade adotada por Neo. De início, ele era um ser que assumia suas funções sociais corriqueiras. Mas, a partir do momento que ele incorpora a função de escolhido ele age diferentemente e faz por onde merecer tal nomenclatura comportamental. Tal posicionamento do personagem pode ser justificado pelo contexto social, que estava sendo submetido, ou seja, cada contexto inserido exige do sujeito imerso uma postura que adeque-se às suas exigências sociais, culturais.  E é essa perspectiva que William Labov destaca “a estrutura e evolução da língua dentro do contexto social da comunidade de fala”. Ele aborda que para analisar a língua faz-se necessário considerar os dados de fala cotidiano realizado em seus contextos sociais.
No momento em que Neo adentra no mundo imposto pela Matrix, um programa de computador que simula uma realidade virtual, ele é considerado o controle, pois como é exposto no filme, os sujeitos sociais são capazes de controlar o mundo, por serem sujeitos ativos no processo interacional, busca-se mudança. É característica dos ser humano procurar mudar, adequar-se ao novo, ele não é um ser estático no mundo, é passível de alterações, seja no modo de viver, seja na maneira de pensar, de adaptar-se.
Os referidos posicionamentos permitem fazer um diálogo com o que a teoria da sociolinguística propõe no tocante as relações entre língua e sociedade, bem como às influências culturais na conduta do ser humano. Pois, o mesmo, pretende um estudo voltado ao uso da língua no meio da comunidade investigando aspectos linguísticos e sociais.

Um comentário:

  1. Outra questão cultural perceptível no filme refere-se à questão de estereótipos. Quando Neo é levado por Morpheus para ter uma visita ao oráculo, o qual mostra que o sagrado ainda persistiria num futuro como este, onde o lógico e o intelecto dominam. Esperava-se que fosse ao encontro de um ser imperioso, na figura masculina com teor de formalidade, rispidez, em um local assemelhado a um templo religioso com aspectos de cultismo. Entretanto, Neo se depara com uma mulher, mãe de família, numa casa comum. O que reflete numa brusca quebra de expectativa, pois, é uma realidade bem distinta da que Neo aguardava encontrar. Assim, verifica-se que o ser humano dota de capacidades cognitivas capazes de formar intuitivamente suas expectativas e modos de pensar e encarar a realidade moldados pelas influências culturais que corroboram a formação do pensamento ideológico. Herder colabora definindo que o sentido de “cultura estava ligado à tese de interdependência da linguagem e do pensamento, por um lado, e, por outro, à sua opinião de que a língua e a cultura de uma nação eram manifestações de seu espírito ou de sua mente nacionais distintivos.”

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